Apple, novamente a Apple!

apple

Não sei se já repararam nos últimos 3 dias, mas a App Store passou a dificultar a vida aos utilizadores de iPhones, iPads e iTouches.

Antigamente quando queriam fazer download de uma qualquer app apareciam as opções “GRATUITO”, “COMPRAR”, “ABRIR” (se já a tivessem instalada), ou “INSTALAR” (se já a tivessem instalado antes alguma vez). E foi precisamente essa ultima opção que desapareceu. Tanto na App Store dos iDevices como no iTunes dos PC/MAC. Agora tudo aparece como GRATUITO ou COMPRAR (ou ABRIR se a tivermos instalada).

IMG_0227

Parece à primeira vista uma coisa inofensiva que não fazia assim tanta falta, não parece? Mas não. Era algo que fazia mesmo MUITA falta e dava IMENSO jeito. E porquê? Porque era uma forma de diferenciar as coisas que já tínhamos instalado antes, das que nunca instalámos.

“E qual é o interesse de saber isso?”, perguntam vocês.

Pois, é que agora nesta altura do ano há imensas apps que passam a ser gratuitas apenas durante um dia ou dois. Quem fizer download delas durante esse período, fica com elas de borla para sempre. Mesmo que as eliminem ou desinstalem, elas continuam de borla e podem voltar a fazer download mesmo quando essa promoção acabar e elas voltem a ser pagas. Tenho instaladas muitas apps pagas, que as adquiri gratuitamente desse modo, durante essas promoções. Centenas e centenas de euros que poupei!

Eu tinha uma estratégia para saber quais as apps de borla do dia, que era ter o TOPfree das apps todo instalado pelo menos uma vez. A maior parte dessas apps apaguei-as logo a seguir a tê-las instalado porque não tinham grande interesse (nenhum interesse na maioria delas), mas ficaram logo com a opção “INSTALAR”, em vez de “GRATUITO”, logo eu ao ir ao TOP simplesmente nem olhava para elas, porque já as tinha instalado antes e sabia que não me interessavam. Sempre que aparecia alguma app com a indicação “GRATUITO” em vez de “INSTALAR” eu sabia logo à partida que era uma dessas apps em promoção e instalava-a!

O que se passa, é que agora não tenho forma de diferenciar o que passou a ser promocionalmente gratuito durante um dia ou dois, do que sempre foi gratuito (e que eu já tenho), pois tudo agora está como “GRATUITO” no TOP! E assim perco excelentes oportunidades.

Captura de ecrã 2012-12-26, às 07.57.30

O que se passa com a Apple nos últimos tempos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s