wpid-2083812709.png

Redes móveis v2.0

Actualmente já é possível fazer-se bem a vida sem uma rede móvel. Eu quis testar isso mesmo, e passei o mês inteiro de Janeiro sem fazer uso do cartão da Vodafone. Continuei a falar com as mesmas pessoas de sempre, enviei mensagens, fiz chamadas, enviei fotos, fiz tudo igual. Mas sem gastar um cêntimo nem ter de depender da Vodafone para nada.

image

Já ando neste mundo dos telemóveis desde o final dos anos 90, é um mundo que sempre me interessou por causa principalmente da possibilidade de aproximar as pessoas onde quer que elas estejam, principalmente nos últimos anos com as novas gerações da tecnologia. O que nem sempre é positivo, mas isso deixo para outro post. Só não me perguntem quantos telemóveis já tive até hoje porque não sei a resposta. Já tive dias em que comprei 3 diferentes. O que tive mais tempo foi o meu iPhone4S que tive antes deste actual Samsung Galaxy tab, por uns longos (para mim) 6 meses. Aponto para entre uns 300 a 500. E não digo isto em modo bajulativo, é apenas para verem que é uma coisa de que realmente gosto e pelo qual me interesso.
Com a actual massificação dos smartphones sejam eles iPhones ou Androids, Blackberries ou WindowsPhones, e todas as aplicações que existem hoje em dia, prevejo um futuro MUITO negro para as redes de telemóvel actuais. Para que é que ainda nos servem hoje em dia? Todos temos a possibilidade de falar de borla com outras pessoas que também tenham smartphones ou tablet. Seja por voz, video, imagem, ou por mensagem, há centenas de apps como o skype ou o whatsapp que substituem a 90% a falta que as redes móveis nos faziam até há poucos anos. Só ainda não substituem as redes móveis a 100% porque ainda há alguns resistentes (infoexcluídos) da velha guarda que não usam esse tipo de tecnologia, nem imaginam que existe.
Mas o que eu quero deixar bem claro é que: As redes móveis, se continuarem a cobrar pelas chamadas e pelas sms como até agora, vão ser como as k7/minidisc VS mp3: vão passar a ser tecnologia do passado com pouca gente a usar. Porque quem é que no seu bel juízo prefere dar mais de 1€ por uma mms para outra rede, quando o pode fazer de borla via whatsapp? Ou telefonar via videochamada por um balurdio, quando o pode fazer de borla de/para qualquer lugar do mundo sem gastar um cêntimo?
Aposto que vão começar a surgir em breve as primeiras “redes de telemóvel online”, onde os serviços baseiam-se todos em volta das redes e apps sociais (como o whatsapp, o facebook messenger, o google+, etc), e de chamadas SIP (como o Skype).

Espero que elas (Vodafone, Optimus e TMN) vejam este post, who knows? Agora é a hora de vocês se mexerem. SMS de borla para todas as redes é a primeira coisa que devem dar aos vossos clientes, pelo menos aos mais “tecnologicamente inteligentes”, porque esses vão ser os primeiros a deixar de pagar por algo que se pode fazer gratuitamente e muitas vezes com mais qualidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s